Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

06/11/2006
Como se preparar para a São Silvestre

A São Silvestre é a corrida de rua mais importante do país. Tudo bem que ela tinha mais “charme” quando seu horário coincidia com a virada do ano, mas, mesmo com a mudança, ela continua como uma corrida especial, brasileira e de grande destaque! Acha impossível participar? Não é não, basta estar disposto e seguir alguns cuidados e dicas que daremos logo a seguir:

1º Passo: passar em consulta com seu médico, fazer um eletrocardiograma de esforço e alguns exames adicionais que ele solicitar, dependendo do seu histórico e dos fatores de risco (ex: hereditariedade). Se for um cardiologista, melhor ainda. Seu coração não pode sofrer sobrecarga excessiva, portanto precisa-se determinar limites de exigência para ele.

2º Passo: comprar tênis com amortecimento adequado e roupas de tecidos leves que permitam transpirar. Na atualidade, o que existe de mais moderno são as camisetas em Basic Biotech®, um tecido construído unicamente com a tecnologia do fio poliamida Biotech® que tem ação bacteriostática permanente, inibidora da proliferação de bactérias causadoras do odor, e em Leggeríssimo®, um tecido com fio poliamida Supplex® e Lycra®, o que permite que ele seja extremamente leve e macio, com secagem rápida e um visual de segunda pele, e Os tecidos oferecem, também, conforto térmico, ou seja, rápida transferência de calor e umidade do corpo para o tecido e ambiente. Sensacional, não?

3º Passo: fazer uma avaliação e orientação física. Com medidas e testes, o professor responsável conseguirá montar um treino com progressão e intensidades adequadas, para que você termine a prova.

4º Passo: conheça o percurso da prova e treine com trajetos similares, ou seja, subidas e descidas. A freqüência de treinamento terá que ser no mínimo três vezes por semana, para o corpo estar apto a enfrentar o esforço no dia.

5º Passo: aprenda a se hidratar. A hidratação é fundamental para retardar a fadiga e melhorar seu desempenho. Beber água e/ou isotônicos também requerem treino e adaptação. O ideal é beber de 100 a 200ml a cada dez ou quinze minutos de treino, para facilitar o esvaziamento gástrico e a absorção.

6º Passo: organize sua alimentação com o auxílio de uma nutricionista. É imprescindível adequar uma boa alimentação desde o início da preparação, como um dia antes da prova e logo após a competição.

7º Passo: esteja ciente que, nos dias de calor, você precisará de proteção extra, como filtro solar, boné com abertura na parte superior da cabeça para facilitar a transpiração e, eventualmente óculos especiais para corrida, para que o sol não canse e nem prejudique sua visão.

8º Passo: dormir bem. É no repouso que o corpo constrói. O sono é imprescindível para você repor energias, fazer a recuperação muscular e viabilizar a liberação de hormônios específicos, como o GH, o hormônio do crescimento que é responsável por funções vitais do organismo.

9º Passo: por fim, organize-se! Isto quer dizer conhecer quanto tempo você vai levar para chegar até o local da prova e decidir se vai de carro, ônibus, metrô ou a pé, para que não ocorram sobressaltos e acontecimentos inesperados.

Agora você está preparado para dar a largada à sua preparação! Não desista de seus objetivos, siga nossas orientações!

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo e no Módulo de Corrida com Prof. Emerson Vilela





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas