Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

27/11/2011
Como fazer dos trabalhos domésticos, exercícios?

Sabemos que o exercício faz bem, certo? Pois bem, mas muitas vezes, as pessoas – mesmo sabendo dos benefícios – não se engajam e não fidelizam!

Para quem tem horror à malhação e fica cansada só de pensar em academia, não adianta fazer uma lista com os benefícios que ela traz nem provar como é saudável. Mas nem tudo está perdido. A boa notícia é que é possível aliar a obrigação - apesar de chata - aos tão necessários exercícios. Chatice por chatice, pelos menos são duas atividades em uma.

É isso mesmo: as atividades domésticas podem ajudar na manutenção da forma. Agora, nada de reclamar na hora de varrer o chão, tirar o pó dos móveis, arrumar a cama ou esfregar os azulejos.

Essas atividades, se praticadas corretamente, podem substituir as séries repetitivas orientadas pelos professores das academias de ginástica. Mas uma coisa é clara: não vá pensando que seu corpo vai ficar durinho e sarado com as movimentações rotineiras. Estes exercícios servem mais para a saúde do que para a estética. Se forem os músculos e a rigidez que você procura, não tem jeito: os aparelhos e os pesos da academia são a única solução.

Em primeiro lugar, roupas leves e confortáveis são imprescindíveis. Para dar ânimo às tarefas, não se esqueça da música. Além de dar ritmo aos exercícios, ela manda embora a possibilidade de tédio. O mais recomendável é uma música dançante, mas não muito rápida, já que você pode acabar frustrada na tentativa de acompanhá-la.

Vale ressaltar que, na realização de cada atividade, você deve procurar alternar as mãos. Por exemplo, se costuma ter mais força com a mão direita, procure forçar também a esquerda. Assim, além de trabalhar os músculos dos dois braços, você irá aprimorar sua coordenação na mão menos usada (que muitas vezes é "boba").

Um bom exercício para começar a batelada de atividades é tirar pó. Como esta é uma atividade necessária e que, ao mesmo tempo, não exige grandes esforços, é a ideal para dar início à série de atividades de limpeza. Ou seja, uma bela espanada nada mais é do que o aquecimento.

Partindo para o "grosso" do circuito, varrer ou lavar o chão é o ideal. Ao varrer, tente manter um ritmo constante (junto com a música). É importante não deixar que as costas fiquem muito inclinadas. Vá para frente e para trás, flexionando as pernas durante o movimento.

Na lavagem, a atividade é ainda mais pesada. Afinal, você vai torcer o pano de joelhos, levantar e passar o pano no chão, no mesmo movimento de vai-e-vem realizado ao varrer. Mas atenção: faça tudo isso sem flexionar a coluna, o que poderia lhe causar dores nas costas e até alguma agressão mais séria à sua sustentação.

Até arrumar a cama pode ser benéfico: fique um pouco mais afastada da cama, podendo, assim, alongar-se ao esticar os lençóis. Este é o exercício ideal para "fechar" o circuito: leve, ele vai relaxar o corpo exercitado, mandando embora a sensação de desconforto.

Número de calorias gastas em 5 minutos de atividade:

Atividade - Calorias

Lavar roupa - 15,5

Arrumar a cama - 17

Varrer o chão - 18

Passar a ferro - 21

Lavar o chão - 24,5

Jardinagem - 28

Quer saber quantas calorias gasta-se em outras diversas atividades? Clique aqui

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola
Corrida, com Emerson Vilela






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas