Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

27/11/2011
Quer uma barriga lisa para o verão?

Com a proximidade do verão e das festas de fim de ano, folgas e férias, o aumento da procura pela manutenção e melhora da forma física fica evidente quando analisado o número de matrículas nas academias e a tentativa de uma consulta com uma nutricionista.

“Todos querem ir à praia ou ao clube com uma barriga de parar o trânsito. Mas para isso, é necessário rever a alimentação, visto que ela influência na estética”, explica a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da empresa Consultoria Alimentar.

Diante disso, a nutricionista comenta que alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais, além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acúmulo de toxinas. “A mudança de hábito é fundamental para um corpo bonito e sadio. Diversas pessoas querem fazer ‘milagres’ e não se alimentam antes de fazerem exercícios físicos. É errado, pois podem aparecer alguns sintomas como mal-estar, dor de cabeça, cansaço, podendo levar a desmaios. O equilíbrio é vital para a melhora estética”.

Outro costume detectado entre os clientes nas clínicas nutricionais é a alimentação antes de dormir ou a falta dela para perder peso. “O hábito de comer e dormir pode propiciar refluxo e sonos agitados, sendo que qualidade no sono é uma das regras de ouro para a beleza e saúde. Deixar de alimentar não vai acelerar o metabolismo e com isso, não queimará mais as calorias”, afirma a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais.

A nutricionista também dá a dica que na busca pela barriga “chapada”, fazer pequenas e variadas refeições por dia, evitando o mau hábito de beliscar alimentos calóricos, sobretudo carboidratos e frituras é imprescindível. “O excesso e a escolha errônea de alimentos fazem com que ganhemos peso, podendo adquirir barriga”, alerta.

Para perder barriga é necessário algumas mudanças, como ter uma alimentação equilibrada entre os carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, além da prática de exercícios e a ingestão de pelo menos 2 litros de água.

“O excesso de peso, sedentarismo, o fumo, a má qualidade do sono, a alimentação inadequada e a ingestão de hormônios contribuem a aparecer o acúmulo de gordura localizada na região da barriga”, diz Rita de Cássia Leite Novais, da Consultoria Alimentar.

Rita de Cássia Leite Novais dá sugestões de Cardápios para uma barriguinha dos sonhos:



Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola
Corrida, com Emerson Vilela






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas