Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

15/10/2011
Alongamento

Desde que entramos nos anos 2000, ele promete ser do alongamento. Ou melhor, dos mais diversos tipos de alongamento - daquele tradicionalmente praticado em academias de ginástica às novas modalidades, como o Pilates ou o Power Ioga, passando pela secular ioga. Há cada vez mais gente interessada nesses exercícios.

Essa febre está definindo um novo modelo de corpo, menos musculoso e mais esguio.. A força cede espaço à agilidade. As academias acompanham a tendência: a cada dez aulas, três são de alongamento. Nelas, os alunos cuidam do corpo e da mente. O estresse e as tensões do dia-a-dia deixam o corpo enrijecido. O alongamento é uma ótima forma de combater tudo isso, aumentando seu bem-estar.

Em vez de ser apenas um aquecimento para a ginástica ou uma maneira de relaxar os músculos após uma sessão puxada de exercícios, o alongamento está se transformando na principal atividade física de muita gente. Não é para menos: Além de ampliar a elasticidade muscular e a agilidade, o alongamento previne lesões. O Pilates e o Power Ioga também deixam o corpo firme e torneado. Com duas sessões por semana se conseguem ótimos resultados em menos de um mês.

Os princípios do alongamento

Respiração: é fundamental para o alongamento. Quando se respira fundo, aumenta-se o relaxamento muscular. A respiração é que dá o ritmo dos exercícios e deve ser feita lenta e profundamente - expire quando estiver alongada. Pare o movimento se a respiração começar a apresentar alguma dificuldade.

Limites: esticar-se demais pode causar lesões nos músculos, tendões ou ligamentos. Se começar a sentir dor durante o exercício, é sinal de que está exagerando no movimento. Nesse caso, volte imediatamente para uma posição mais confortável.

Mobilidade: com o músculo esticado, fique sem se mover por alguns segundos. O movimento de vai-e-vem acabaria enrijecendo e encurtando os músculos que você está se esforçando para alongar.

Naturalidade: não se preocupe em alongar seus músculos até o limite. Aprendendo os movimentos corretos, você vai ganhando flexibilidade aos poucos, de acordo com a evolução do seu corpo.

Freqüência: regularidade e relaxamento são os ingredientes mais importantes para um bom alongamento. Se você começar a se alongar de duas a três vezes por semana, vai ficar mais ativa e entrar em forma rapidamente.

Novos hábitos: faça alongamento toda vez que sentir vontade. Aprenda a incorporá-lo à sua rotina. É possível exercitar os movimentos mais simples enquanto se faz outras coisas, como ler ou assistir tevê.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas