Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

08/10/2011
Banana: saborosa alternativa contra o stress

Há quem adore comê-la no almoço, misturada com a comida, quem não sai de casa sem levá-la para o lanchinho e também quem não resista ao prazer de uma banana frita como sobremesa. Esta, talvez a mais tropical das frutas, está presente no cardápio dos brasileiros e é uma grande aliada na busca da qualidade de vida, pois auxilia no combate ao stress.

Segundo a nutricionista Lívia Nogueira, a banana libera serotonina, molécula responsável pela sensação de bem estar, e por isso ajuda em casos de depressão e stress.

Lívia também explica outros benefícios que a fruta traz, “ela é fonte de potássio, ajuda no combate a pressão alta e no bom funcionamento do coração. Além disso, possui efeito antiácido natural, sendo indicada em casos de azia”, completa.

A nutricionista indica que para a melhor absorção dos nutrientes deve-se dar preferência ao consumo da fruta fresca. Logo que chegar a sua casa, corte todas as bananas da penca, assim você as conserva inteiras na fruteira por mais tempo.

Variações de textura e sabores enriquecem o cardápio:

São vários os tipos de banana presentes no mundo. Mudam as cores, os tamanhos, o sabor das polpas e a consistência. Cada uma pode ser desfrutada e utilizada de uma maneira especial na gastronomia. Pensando em qualidade e variedade é possível encontrar seis tipos de bananas: banana nanica, banana maçã, banana prata, banana ouro, banana da terra e banana marmelo.

Conheça melhor cada tipo:

Banana nanica:
É um alimento energético ideal para crianças. Esta variação possui casca fina de cor amarelo-esverdeada. Sua polpa é doce e macia. Na culinária, é muito usada para os doces que levam banana.

Banana maçã:
É a mais rica em cálcio. A polpa é branca e macia. Entre suas características está a fácil digestão. Muitas mães optam por ela na hora de alimentar os bebês. Na gastronomia está presente nas tortas, bolos e pavês.

Banana prata:
Dentre as bananas, é a menos calórica e a mais rica em potássio, que ajuda a prevenir cãibras. Sua casca é amarelada e tem pequenas manchas marrons. É uma boa pedida em pratos fritos ou assados.

Banana ouro:
Esta é a menor de todas. A casca é fina e a cor, como o nome diz, é um amarelo-ouro. Bastante saborosa, pois tem a polpa doce. É indicada para as sobremesas, como bolos de banana ou banana com sorvete.

Banana da terra:
Sua polpa, assim como a banana prata, é consistente. Uma de suas características é ter mais amido do que açúcar, por isso, é recomendado que seja cozida, assada ou frita.

Banana marmelo:
Fonte de vitamina B6. Sua polpa é doce e por isso é ingrediente indicado para fazer doce de banana em compota. Também pode ser frita.

Panqueca de Banana

Ingredientes: 1 ovo, 4 bananas picadinhas, 1 colher de café de baunilha, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de fermento em pó, 1/4 de xícara de leite, 1 colher de conhaque (opcional).

Modo de preparo:misture todos os ingredientes. Unte uma frigideira com azeite, apenas uma gotinha e espalhe. Coloque a massa, tampe e deixe no fogo fraco. Depois, vire e peneire canela e açúcar em cima.

Torta Rápida de Banana

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 colher de sopa de fermento em pó, 2 ovos batidos, 1 copo de leite, 5 colheres de sopa de margarina, 10 bananas cortadas na horizontal.

Modo de preparo: para a farofa, misture numa vasilha o trigo, o açúcar, e o fermento. Reserve. Derreta a margarina, acrescente o leite e os ovos e mexa bem. Numa forma untada coloque uma camada de farofa e por cima uma de banana, intercalando até a altura da forma (a última camada deve ser farofa). Despeje o líquido por cima sem mexer. Asse em forno morno até dourar.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do Alimento com a Nutricionista Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas